Comida típica do Sudeste: As 10 mais famosas



O Sudeste é uma das principais regiões do nosso país, possuindo também uma culinária única e bem característica. Pensando em te falar mais sobre ela, logo abaixo poderá conferir 10 receitas típicas do Sudeste, olha só:

Feijoada

A Feijoada está presente em grande parte do país, mas no Sudeste ela ganha um espaço especial, além do sabor que parece se aguçar nessa região onde as carnes, o tempero e até mesmo os acompanhamentos tornam o prato ainda mais saboroso.

Ainda assim, há certas variações, já que no Rio de Janeiro é comum que seja utilizado o Feijão preto, enquanto o mulatinho comum é utilizado em Minas Gerais, Espírito Santo e em São Paulo.

Angu

O Angu é muito popular nessa região, sobretudo em Minas Gerais. E sinceramente, desconheço receita mais simples que essa, sendo preciso basicamente água e fubá para o seu preparo, que apesar da praticidade não nos desaponta no sabor.

Torta capixaba

Mais consumida no Espírito Santo, a Torta capixaba é uma das minhas receitas preferidas dessa região, contando com a presença de Bacalhau e palmito de forma tradicional, mas podendo ainda ser incrementada com ingredientes como o siri para complementar o sabor.

Mas não que seja preciso complementar pois essa receita, mesmo que na sua forma mais clássica, é realmente muito saborosa, fazendo parte da mesa dos capixabas e de outras pessoas ao longo do Sudeste brasileiro.

Virado à paulista

Já em São Paulo, principal estado do Sudeste, podemos encontrar o Virado à paulista, receita tradicional que é constituída por ingredientes simples, aqueles que geralmente já possuímos em casa e podemos passar a os consumir de maneira diferente.

Aliás, dentre eles estão o feijão, carne de porco, banana frita e repolho cozido, uma refeição completa e deliciosa para aproveitar um pouco da tradicional culinária do Sudeste.

Fígado com jiló

Essa comida é um pouco impopular, já que reúne ingredientes que naturalmente já dividem opiniões sobre os seus sabores. Eu confesso que amo ambos, tanto separadamente quanto em união para formar essa junção tão típica.

Eu adoro essa opção por poder ser facilmente consumida no dia a dia, não sendo algo pensado para suprir necessidades turísticas, mas sim um prato que faz parte do dia a dia da população e naturalmente pode encantar a quem visita o lugar.

Frango com quiabo

Conhecido principalmente em Minas Gerais mas consumido em todos os estados da região, mesmo que em menor grau, o Frango com quiabo carrega consigo aquele gostinho de comida caseira que é inconfundível e mais saboroso que tudo.

Para o seu sabor real, pode caprichar nos temperos e deixar aquele caldinho para ser inserido por cima do arroz, companhia comum da receita e que participa desse prato muito saboroso.

Cuscuz paulista

Já famoso na região Nordeste do país, o Cuscuz passou a ser reinventado, se tornando uma comida típica do Sudeste, mais especificamente de São Paulo, onde ganha justamente o nome de Cuscuz paulista junto com novos sabores aliados a si.

Feito também com a base da farinha de milho, entre seus complementos estão o ovo cozido, milho verde, ervilha, palmito e muito tempero, podendo ainda ser utilizada a sardinha ou o frango na receita.

Sanduíche de pernil

O Sanduíche de pernil é um lanche clássico, aquele que nunca sai de moda e é sempre pedido em lanchonetes tradicionais da cidade, ganhando destaque até mesmo nas vendas do Mercado Municipal de São Paulo.

Não é para menos, pois costuma ser servido de forma caprichada e, apesar do preparo simples pelo qual é feito, o sabor supera as expectativas e faz com que quem provou, queira repetir em outro momento!

Feijão tropeiro

Com farinha, temperos e carnes, além do próprio feijão, o feijão tropeiro é uma das mais comuns receitas mineiras, atualmente reproduzida em muitos outros estados brasileiros por conta da popularidade que ganhou pelo seu sabor.

Com certeza esse está entre os meus complementos preferidos para diversas outras receitas, principalmente por ser uma forma de dar a um ingrediente comum, um preparo diferente para ajudar a diferenciar as refeições.

Peroá frito

O Peroá é um peixe facilmente encontrado no Espírito Santo, tanto nos mares capixabas quanto nos restaurantes da cidade, onde é servido frito, podendo ser empanado para uma textura ainda mais agradável ao paladar, além de ser muito gostoso.

Pode ser servido tanto como petisco quanto como parte de uma refeição, mas de toda maneira é muito saboroso e claro, típico.