10 Receitas de Mocotó para Aprender a Fazer



INGREDIENTES

PORÇÕES

Serve pessoas

TEMPO DE PREPARO

Aprenda como fazer mocotó! A receita de mocotó de boi é boa, barata e você pode variar bastante usando o alimento. Dá para preparar caldo de mocotó, geleia, mocotó com feijão branco, simples ou completo, com legumes, calabresa e vários tipos de carnes. O prato é tradicional do Sul do Brasil e não do Nordeste, como a maioria pensa, mas é consumido e apreciado em todos os estados.

O mocotó nada mais é do que a pata do boi cortada em rodelas. Ele é rico em colágeno, dá energia e aumenta até a disposição sexual. Fonte de inúmeras vitaminas e minerais, também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O prato dá a sensação de saciedade e pode ser feito sem gordura, o que diminui drasticamente suas calorias. Confira como fazer cada receita e arrase!

Mocotó sem gordura

Para fazer o mocotó é fundamental separar a gordura do colágeno presentes no caldo e assim aproveitar o que realmente vai ser benéfico no prato, além de não deixá-lo ficar enjoativo. Depois de escaldar o mocotó, você deve levar ele para o fogo na panela de pressão até ele ficar bem macio.

O tempo varia e pode ultrapassar facilmente 1 hora, mas o sabor do mocotó acrescido dos outros ingredientes, como os legumes, a calabresa e as azeitonas, fica ainda mais marcante.


Mocotó simples

Quer saber como fazer o mocotó simples? A receita fácil leva aqueles temperos mais simples que todo mundo tem em casa. Ingredientes como hortelã picada, extrato de tomate e pimenta são opcionais. O prato mais enxuto não é feito com feijão branco, bacon ou calabresa e pode ser servido com feijão, arroz e verduras à parte.

Faça o mocotó simples em casa!


Caldo de mocotó encorpado

A receita de caldo de mocotó fortificante é feita com ingredientes simples que você encontra até em casa, mesmo. O sabor fica por conta do tempero feito com folhas de louro, cebola, alho, coentro, sal, cominho e pimenta-do-reino. Quem dá a cor mais amarelinha do caldo é o açafrão, mas se você quiser também pode usar a páprica.

Clique aqui para saber como fazer o caldo de mocotó!


Geleia de mocotó tradicional

A geleia de mocotó tradicional da roça é feita com apenas 3 ingredientes: mocotó, leite e açúcar! Mas é preciso ter paciência para preparar, porque ela fica bastante tempo no fogo e você não pode parar de mexer! Uma coisa é certa: vale a pena fazer o doce de mocotó cheio de benefícios, que é rico em colágeno, ótimo para pele e maravilhoso para o paladar!


Mocotó com feijão branco

O mocotó com feijão branco é receita tradicional, feita com 1,5 kg de mocotó e 1/2 kg de feijão branco. O tempero leva os ingredientes usuais: folhas de louro, alho, cebola, tomate e coentro, tudo refogadinho no óleo de soja ou azeite e misturado ao mocotó que já foi fervido por 10 minutinhos antes na pressão. O resultado é um prato completo para o almoço!


Mocotó completo

Para quem não pretende economizar nos ingredientes pode optar pela receita de mocotó completo que leva bucho, feijão branco, calabresa, bacon, carne seca, costela salgada, lombo, azeitonas e legumes. Como acompanhamento, basta o arroz branco e o almoço está completo!

Experimente a receita de mocotó completo!


Mocotó com bacon e calabresa

A receita de mocotó acrescida de 200 g de bacon e 2 linguiças calabresas ganha um gostinho especial. O mocotó é temperado apenas com sal, alho e louro e vai para pressão enquanto o refogado de bacon, cebola e alho vai sendo preparado, também com linguiça calabresa, paio em cubos e os demais ingredientes da receita. Molho de pimenta, azeitonas e extrato de tomate ajudam a dar o toque final.

Aprenda agora a receita especial de mocotó com bacon e calabresa simples de fazer!


Mocotó picante

Além dos ingredientes tradicionais para o tempero, o mocotó picante leva pimenta dedo de moça, pimenta de cheiro e pimenta calabresa na receita. O angu feito com caldo de carne que vai de acompanhamento tem o sabor enriquecido pelo caldo do mocotó. Para quem é fã daquele ardor gostoso na boca não tem nada melhor!


Sopa de mocotó 

A sopa de mocotó é feita com o caldo engrossado com batatas e feijão branco amassadinhos. Bucho, tripa, paio e linguiça seca também fazem parte da receita que é muito nutritiva e fortificante. Pode servir com salsinha e cebolinha picadas, pão francês ou mesmo ovos cozidos.

Confira os ingredientes o modo de preparo!


Caldo de mocotó com frango

O caldo de mocotó também pode ter um gostinho a mais. É só adicionar 2 litros de caldo de frango na receita e incrementar o tempero com folhas de hortelã e pimenta dedo de moça. As batatas que também são ingredientes da receita deixam a textura ainda mais encorpada e cremosa, mas você também pode trocá-las por mandioca se preferir!