Comida típica do Rio grande do Sul: 10 Opções para Conhecer



O Rio Grande do Sul possui destinos que nos chamam atenção, como Gramado e Bento Gonçalves, mas ainda assim vale a pena conhecer também outros aspectos do espaço, como sua culinária. Abaixo, conheça 10 dos pratos típicos desse estado e se permita se surpreender com eles!

Entrevero

A Carne é um dos ingredientes mais famosos no Rio Grande do Sul, se fazendo presente no Entrevero que é uma receita que mistura diferentes tipos de carne e legumes, os cozinhando em conjunto para gerar um sabor bem característico. O resultado é bem interessante e inclusive, único.

Paçoca de Pinhão com Carne

O Pinhão corresponde a semente da Araucária, muito comum nessa região. A partir dela nos deparamos com diversas receitas incríveis, uma delas envolve a confecção da paçoca, uma espécie de farofa bem diferente da que estamos acostumados a experimentar.

Misturada com a carne, o seu sabor se torna ainda mais aguçado, sendo uma ótima opção para criar refeições diferentes e claro, deliciosas!

Cuca alemã

A Cuca é uma herança dos imigrantes alemães, sendo uma receita perfeita para acompanhar cafés, justamente por ser um tipo de bolo mais adocicado que o comum, marcado pela presença de diversas frutas que podem diferenciar esse sabor.

Normalmente é feita com Banana ou Maçã, podendo ter ainda recheios e coberturas, como doce de leite ou goiaba caseira que ajuda a construir um sabor delicioso e bem singular, eu confesso que amo.

Polenta

A Polenta é uma receita na qual utilizamos o milho, podendo ser feita tanto frita, quanto na chapa ou na sua versão cremosa, a minha preferida. A receita serve de acompanhamento para refeições, principalmente quando se tem uma boa carne para acompanhar.

Sopa de capeletti

Com a influência dos imigrantes italianos, diversas massas se tornam parte da culinária característica do Rio Grande do Sul, e dentre elas está o Capeletti, massa que pode ser recheada com carne de frango ou de boi, servida em companhia de um caldo que faz a tornar uma sopa perfeita para os dias em que a temperatura cai na região.

X-Gaúcho

O X-Gaúcho é o sanduíche característico do Rio Grande do Sul, sendo feito com discos de hambúrguer até de picanha assada, um sabor bem original dos gaúchos que não deixam a oportunidade de comer carne de lado e aproveitam esse lanche para diversos momentos.

Aliás, se trata de uma opção bem completa capaz de substituir um refeição em dias mais corridos. Dentre suas variações, está também o X-gaúcho com carne de panela, um dos sabores preferidos de que o experimenta.

Apfelstrudel

Se achar o nome desse prato muito complica de pronunciar, saiba que pode o chamar apenas de torta de maçã alemã. É um dos doces mais comuns do estado e não é para menos, seu preparo não é tão complicado e tudo pode ser compensado no seu delicioso sabor, aguçado pelo uso da banana que protagoniza a ideia.

Fortaia

A Fortaia é uma das minhas receitas preferidas desse estado, sendo ainda bem simples de ser preparada. Se trata de um omelete incrementando com queijo colonial e também linguiça ou salame, é uma forma prática e saborosa de levar um pouco da culinária gaúcha para sua casa.

Chimia de Uva

A Chimia é uma espécie de Géleia que pode ser feita com diversas frutas diferentes, sendo a de fruta uma das mais populares. Como diferencial, elas não possuem pedaços de frutas em sua composição, sendo um acompanhamento para torradas e tendo toques de açúcar na medida certa.

Chimarrão

O Chimarrão é um dos grandes símbolos culturais do Rio Grande do Sul, sendo uma bebida feita com a Erva mate, capaz de aquecer os gaúchos nos dias mais frios, apesar de ser tomada quase que diariamente, mesmo no verão onde as temperaturas podem ser elevadas.

É preciso dizer que o seu sabor é forte mas tudo parte de uma questão de costuma, vale a pena experimentar e tirar suas próprias conclusões.