Pastéis de Palmito



INGREDIENTES

Massa:

5 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de sal

1/2 colher (sopa) de açúcar

5 colheres (sopa) de aguardente

1 1/4 xícara de água

Óleo para fritar

Recheio:

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 xícara de cebola picada

1 vidro de palmito em conserva, escorrido e picado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1 xícara de leite

Sal e pimenta do reino a gosto

1/2 xícara de azeitonas pretas picadas

PORÇÕES

Serve 60 pastéis pessoas

TEMPO DE PREPARO

50 minutos

PASSO A PASSO

Recheio:
Coloque manteiga em uma panel e leve ao fogo médio, deixe aquecer, junte cebola picada, frite mexendo de vez em quando, até ficar ligeiramente dourada.

Acrescente palmito e continue o cozimento por cerca de 5 minutos.

Dissolva a farinha de trigo no leite, junte à mistura de palmito, mexendo sempre para não empelotar e continue o cozimento até a mistura engrossar.

Tire o recheio do fogo, tempere com sal e pimenta do reino, junte azeitonas picadas, misture bem e deixe esfriar.

Massa:
Em uma tigela grande, peneire farinha de trigo formando um monte, faça um buraco no meio, junte sal, açúcar, aguardente e, aos poucos, vá juntando água e amassando com as mãos até obter uma massa homogênea.

Polvilhe uma superfície de trabalho com farinha de trigo, passe a massa para esta superfície e continue amassando até ficar bem maleável e lisa.

Com o rolo abra a massa bem fina, com o cortador de 7,5 cm de diâmetro recorte a massa em círculos, com uma colher de chá distribua o recheio no centro de cada círculo, umedeça a borda com água, dobre a metade da massa sobre o recheio e aperte toda a borda com os dentes de um garfo para fechar bem os pastéis.

Em uma panela média, coloque óleo em quantidade suficiente para mergulhar os pastéis, leve ao fogo alto, aqueça bem e frite os pastéis aos poucos, até ficarem dourados.