Comida típica do Rio de janeiro: 10 Receitas



O Rio de Janeiro é famoso pelas suas belezas naturais e arquitetônicas, mas também possui alimentos bem interessantes atrelados a sua culinária. Confira as 10 comidas típicas mais conhecidas e saborosas do lugar, logo abaixo:

Feijoada carioca

A feijoada carioca é singular pela presença do Feijão preto, tendo ele como sua base mas sem deixar de lado a presença de diversas carnes, como a carne de boi e a calabresa que não podem faltar para complementar esse sabor.

O prato costuma ser acompanhado por arroz branco, farinh, couve e até mesmo rodelas de laranja. Esse é o prato de domingo de grande parte dos cariocas, mas é tão gostoso que poderia ser de todos os dias sem problemas!

Filé a Oswaldo Aranha

Esse prato é bem singular e pode ser encontrado no bairro da Lapa, no restaurante nomeado de Cosmopolita. Seu nome tem ligação direta com a sua criação, já que originado para Oswaldo Aranha, um importante político do Rio Grande do Sul.

O diplomata aprovou o prato ainda no século passado, mas ainda hoje ele resiste como uma receita tradicional da cidade, sendo buscada por turistas que aprovam o seu sabor e claro, toda a história por trás dele.

Caldo verde

Apesar de fazer calor no Rio de Janeiro em grande parte do ano, quando as temperaturas abaixam um pouquinho já é motivo para que os cariocas recorram a deliciosa receita de Caldo verde, uma sopa bem saborosa feita com batatas.

Por ser algo simples, pode ser feito rapidamente e em pouco tempo já teremos à mesa um caldo delicioso, geralmente acompanhando por couve e linguiças.

Podrão

O Podrão é como os cariocas chamam o famoso cachorro quente de rua, um lanche completo com diversos ingredientes que fazem dele um lanche gigante e muito saboroso que você não pode experimentar deixando de lado o milho, ervilha, uva passas, azeitona, ovo, batata palha e queijo ralado.

Além disso, é claro que contem também salsicha e você pode optar por maionese, catchup e mostarda para dar ainda mais um toque de sabor nessa receita que de básica não tem nada!

Biscoito globo

Essa não é exatamente uma refeição, mas o biscoito Globo se popularizou muito nas praias do Rio de Janeiro, juntamente com o chá Mate. Se trata basicamente de um biscoito de polvilho com massa leve, combinando de forma surpreendente com um dia de praia.

E é claro que há receitas pensadas para reproduzir o gostinho do biscoito Globo de casa, vale a pena se aventurar na cozinha para experimentar o sabor crocante dessa que é a marca registrada de praias como Copacabana e Ipanema.

Joelho

Conhecido também como italiano em outras regiões do Brasil, o Joelho é um salgado bem característico no Rio de Janeiro, feito com base na massa de pão e podendo ser recheado de diversas maneiras, como a tradicional combinação de queijo e presunto.

É possível o encontrar para experimentar em padarias e lanchonetes pela cidade, mas também é bem simples reproduzir a receita em casa, vale a pena se aventurar na cozinha para experimentar!

Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é uma herança do processo de colonização português em nosso país, tendo se popularizado muito no Rio que por muito tempo serviu como capital para o nosso país e foi muito influenciado por essa cultura.

É um petisco muito comum em botecos cariocas mas a receita pode ser facilmente reproduzida em casa, não sendo precisos muitos ingredientes para ter esse sabor mais próximo, independente de onde more.

Picadinho

A carne é adorada por muitos cariocas e por isso se faz presentes em diversas receitas diferentes, como o picadinho. É um prato simples que faz parte do dia a dia da cidade, principalmente para quem opta por pedir marmitas durante a semana.

Seu acompanhamento também é básico, costumam ser arroz, feijão e salada. Para conhecer melhor a cidade e seus gostos, esse prato é indispensável!

Bolovo

É quase impossível ir a um bar no Rio de Janeiro e não encontrar o bolovo, um petisco feito com ovo cozido e envolto por carne moída. Feito isso, basta o empanadar com a ajuda da farinha de rosca e fritar para ter um pouco desse gostinho carioca.

Rabanada

Indo de encontro a tradição do resto do país, a Rabanada não é consumida pelos cariocas apenas no Natal. Essa receita é uma maneira interessante de reaproveitar os pães da sua casa de forma deliciosa, gerando boas opções para o café da manhã, por exemplo, com poucos e simples ingredientes.