Comida típica do Sul: As 10 principais



A região Sul é frequentemente buscada por turistas que desejam conhecer mais sobre sua cultura, o que inclui também a culinária. Por isso, logo abaixo reunimos 10 dos principais pratos de comida típica do Sul para que você possa conhecer, confira:

Polenta com rabada

A Polenta com rabada é uma receita bem característica da região Sul do país, nos apresentando a aliança de um ingrediente exótico que é o rabo do boi, juntamente com a polenta, receita tradicional feita com milho que por si só já é deliciosa.

Apesar dessa combinação poder causar certa estranheza em primeiro momento, o sabor se mostra surpreendente e podemos perceber que eles se harmonizam bem no paladar. Vale a pena experimentar sem receios ou concepções prévias!

Vovó sentada

Esse curioso nome se refere a um biscoito comum entre os sulistas, que possui um formato característico em V, ligado também ao seu nome. O biscoito é de massa simples e pode ser feito em casa para levar um pouco do sabor do Sul para o seu dia a dia, já que são ótimos como lanches, inclusive para crianças.

Matambre Recheado

O Matambre é um corte de carne bovina facilmente encontrado no Sul, o que não acontece nas demais regiões do país. É uma parte presente na costela do boi que fica incrível quando assada. Nesse caso, a carne é incrementada também com um recheio que pode variar de acordo com o seu gosto.

Minha dica é apostar em queijos e caprichar nos temperos, fazendo até mesmo uma vinagrete para acompanhar a receita e aguçar ainda mais o seu sabor que é bem característico e claro, tradicional.

Capeletti de carne

O Capeletti é uma massa que revela a ligação do Sul brasileiro com a influência italiana em alguns dos seus aspectos culturais, como a culinária. A receita mais comum é que seja feito com carne e por isso, se torne ainda mais tradicional, já que os sulistas são apaixonados por esse ingrediente.

O preparo é simples e seu segredo está em reconhecer o ponto da massa e apostar em molhos bem temperados, podendo até mesmo construir novos sabores para combinar com a massa e dar aquele toque brasileiro ao prato.

Joelho de porco

As influências de imigrantes não pararam na receita anterior e agora falamos sobre o Joelho de porco, prato tradicional da Alemanha que também ganha espaço na culinária sulista o que se deve principalmente pela carne saborosa que esse corte possui.

É preciso paciência para reproduzir o prato, sobretudo por seu tempo de cozimento ser elevado. Além disso, a carne também demanda um toque a mais de tempero para tornar seu sabor ainda mais presente, podendo servir o prato em companhia de conservas que também são tradicionais entre os alemães.

Arroz carreteiro

Apesar do Arroz ser um ingrediente muito comum na mesa de grande parte dos brasileiros, no Sul essa receita recebe novos alimentos que colaboram para um sabor ainda mais marcante, que inclusive pode ser facilmente combinado com muitos outros pratos no dia a dia.

Nele, é possível encontrar variações com a presença de calabresa e até mesmo bacon, além do tempero tradicional que leva alho, cebola, sal e azeite, te permitindo também acrescentar o seu toque para ajustar esse sabor da melhor maneira para o seu paladar.

Pinhão cozido

O Pinhão é uma semente muito tradicional da região sul brasileira, sendo facilmente encontrada e fazendo parte do cotidiano dos sulistas. Apesar de ser possível realizar diversas receitas diferentes com ele, a forma mais comum e mais consumida é a do pinhão cozido.

Eles são as sementes da árvore chamada de Araucária, possuindo uma casca rígida que resguarda uma parte macia e branquinha em seu interior, sendo consumida com sal ou até mesmo em sua forma natural que é por si só, muito apetitosa.

Barreado

Essa receita com certeza está entre as minhas preferidas, sendo um misto de sabores que eu não imaginaria experimentar, mas com certeza é capaz de encantar pelo sabor diferente e acima de tudo, delicioso.

O prato em questão é feito com a mistura de diversas carnes bovinas diferentes que são sempre muito bem temperadas, posteriormente sendo incrementadas também pela farinha de mandioca e geralmente servido com arroz e banana da terra.

Cueca virada

Um docinho sempre vai, e é por isso que te falo agora sobre a cueca virada! Essa receita também é uma herança cultural dos italianos e possui uma massa simples até para quem não é tão familiarizado com a cozinha, precisando basicamente de farinha de trigo e ovos para seu preparo.

Quando pronta, a massa é cortada e levada ao fogo para que seja frita. Depois disso, só precisará polvilhar açúcar e aproveitar seu sabor, que pode ser uma ótima opção para chás da tarde ou diversos outros momentos.

Sagu de vinho

Essa opção é perfeita para os adultos, já que possui um teor alcoólico presente por conta do uso do vinho, que é combinado com fécula de mandioca cozida no formato de bolinhas e sucos de sabores diversos os quais você pode escolher.

Em junho e julho a receita é ainda mais consumida, mas é claro que ela tem espaço na vida do sulista durante todo o ano, podendo ser reproduzida na sua casa para que experimente também esse sabor tão peculiar.