Comida típica do Paraná: Os 10 pratos mais Famosos



O Paraná é um estado muito singular, principalmente pelas diversas interferências culturais com as quais contou ao longo de sua formação. Isso é expresso na sua culinária típica, sobre a qual falamos abaixo:

Entrevero de Pinhão

O Pinhão é um dos alimentos mais consumidos no estado do Paraná, se tornando o protagonista de diversas deliciosas receitas, a exemplo do Entrevero de Pinhão que consiste em uma mistura de pinhão e carnes, como toucinho e charque.

A sua origem é muito cultural, já que está associada a figura histórica dos tropeiros que demandavam uma alimentação mais consistente para as suas práticas de trabalho, fazendo com que a união entre os alimentos ocorresse e se tornasse tão típica ainda hoje.

Pão no bafo

Sobretudo no município paranaense denominado de Palmeira, o Pão no bafo ganha destaque tanto pelo seu preparo quanto pelo resultado final que constatamos em seu sabor, já que esses pãezinhos em formato arredondado são realmente deliciosos.

Aliás, ele leva esse nome por ser feito sem contato direto com a panela, colocado acima de repolhos que também são unidos a carne para um sabor bem diferente daqueles com os quais estamos acostumados quando o assunto são pães.

Rollmops

Dizem que essa receita é para os fortes e eu quero saber se você se trata de um deles! Isso porque o Rollmops, receita tradicionalmente europeia, é feito originalmente a partir do filé de Aranque, parte que enrola pepino, cebola e até mesmo azeitona em seu interior.

No Paraná, há algumas releituras da receita, principalmente substituindo o uso do Aranque pela sardinha, um peixe mais facilmente encontrado e que possui sabor similar, devendo ser bem tratado e temperado para o resultado final devido.

Barreado

A influência portuguesa foi vista por todo o Brasil ao mesmo passo em que deixou heranças mais específicas em algumas localidades, como o que aconteceu com o Paraná que ainda tem heranças do tempo em que era colônia, exemplo disso é o Barreado.

Esse está entre os pratos mais típicos do estado e consiste na combinação entre diferentes cortes de carne bovina preparadas em uma tradicional panela de barro, fazendo com que seja preciso manter o fogo alto e claro, vale a pena caprichar nos temperos que é sempre importante.

Pachola

A Pachola não tem um gosto tão incomum quanto outras receitas expostas aqui, mas ainda assim é uma receita diferente que pode fazer a alegria da sua família se reproduzida na sua casa, além de valer a pena experimentar em visita ao Paraná.

O prato consiste basicamente na mistura entre arroz e frango, mas eles são preparados juntos e isso contribui para um sabor mais aguçado diante daquele que podemos estar acostumados a experimentar. É uma opção perfeita para aquele almoço de domingo, principalmente por ter um preparo simples.

Quirera Lapeana

Essa é uma receita muito famosa da cidade de Lapa, mas abrange grande parte do estado paranaense. Esse é um prato a base de ingredientes como o milho, costelinha, suã de porco ou outro tipo de carne, desde que seja defumada.

Tudo é cozido e o resultado final se assemelha a um mingau, ótima opção para aqueles dias frios que costumam atingir esse estado que fica na região Sul do país e apresenta baixa temperaturas em considerável parte do ano.

Carneiro no Buraco

No Paraná podemos encontrar uma antiga tradição que ainda permanece viva atualmente, a do churrasco de chão, uma herança indígena que nos permite perceber a pluralidade cultural presente nesse estado, sobretudo em sua culinária.

É nesse sentido que é feito o Carneiro no buraco, sendo interessante ainda perceber que a carne é acompanhada de diversos outros elementos em seu preparo, esse é o caso do vinho branco e especiarias, por exemplo.

Carne de Onça

A Carne de onça é tão típica no Paraná que desde 2016 passou a ser oficialmente parte do Patrimônio cultural imaterial do estado, surpreendendo pelo seu sabor e popularidade, ao mesmo tempo em que choca a quem descobre que, na verdade, a receita não tem nada de carne de onça.

O prato conta com a presença de carne bovina e muito tempero, não podendo faltar cebola, pimenta do reino e muito azeite de oliva. A carne é servida crua mesmo, mas te garanto que todos os temperos são responsáveis por darem muito sabor a ela.

Pinhão tropeiro

O Pinhão e o Tropeiro são receitas muito comuns no Paraná e por lá elas também se unem um só prato feito com o preparo conjunto, fazendo que o sabor se torne ainda mais delicioso e valendo a pena o experimentar.

Bem temperado, com um toque de pimenta e ainda finalizado com a farinha de milho, com certeza essa está entre as minhas receitas preferidas do estado.

Pintado na Telha

Facilmente encontrado ao longo do Rio Paraná, o peixe Pintado ganha destaque na conhecida receita de Pintado na Telha, um nome bem literal já que tradicionalmente ele é feito na telha, passando por um processo de cozimento atípico, mas de sabor sem igual.

Como acompanhamento, não deixe de solicitar um arroz, farofa e um delicioso pirão.