Comida típica do Maranhão: As 10 mais Famosas



O Maranhão é repleto de beleza naturais mas também culturais, e dentre elas com certeza está incluída a culinária típica do estado, sobre a qual te falamos logo abaixo por meio de 10 pratos famosos por lá. Confira:

Sururu ao leite de coco

O Sururu ao leite de coco é um prato típico feito com a base de moluscos que, quando combinado com o leite de coco, tem seu sabor aguçado e é capaz de ficar ainda mais delicioso, formando um ensopado de gosto singular que vale a pena experimentar.

Para seu preparo é utilizado diversos temperos como pimentões e coentro, além do Azeite de dendê que também tem lugar de protagonista no prato. Isso faz com que seja confundido com a moqueca baiana e realmente são receitas similares, mas não iguais.

Peixada maranhense

Quando falo em Moqueca, lembro logo de peixe, o que me faz pensar automaticamente na Peixada maranhense, receita de peixe do tipo pescada bem cozido, combinado com outros ingredientes curiosos como o ovo cozido, bem diferente da receita de peixada que talvez você já conheça de outras regiões.

Arroz de cuxá

Dentre os pratos mais comuns dessa região, com certeza está o Arroz de cuxá, receita que não pode deixar de ser experimentada quando viajar ao estado. Além do arroz, a vinagreira também protagoniza a receita, sendo essa uma planta de sabor amargo muito utilizada na região.

É comum que a receita seja reproduzida para acompanhar frutos do mar, complementando o sabor dos mesmos e nos proporcionando uma refeição única.

Juçara

No vídeo acima você pode conferir o preparo desde a colheita da Juçará, conhecida também como o açaí maranhense. Diferentemente do açaí encontrado na região Norte do país, sobretudo no Pará, a Juçará possui um gosto mais suave, além de ser também menos calóricas.

Mas há realmente similaridades entre as receitas, inclusive na sua forma de consumo, já que a Juçará também faz parte de refeições, podendo ser consumida com camarão, farinha e tantas outras possibilidades.

Peixe feito no Azeite de Babaçu

A minha versão preferida da receita é com o peixe frito no azeite de coco do babaçu, mas também é possível realizar o preparo com o peixe assado e ainda outras formas. A receita clássica é remontada de forma muito típica com esse ingrediente que não é facilmente encontrado em qualquer região, dando ao peixe um sabor indescritível e ainda mais delicioso que o comum.

Aliás, é também tradição o processo de fazer o azeite de babaçu, um processo demorado mas que percebemos valer muito a pena quando o experimentamos.

Doce de Espécie

O Doce de espécie é uma opção para sobremesa, mas principalmente para o lanche da tarde ou café da noite, pois são doces na medida certa para não serem enjoativos nem atrapalhar o sabor de outros alimentos, por exemplo.

São similares a biscoitos artesanais e muito característicos da região de Alcântara, município maranhense que vale a pena conhecer caso esteja de visita pelo estado. Aproveite para o consumir com outros ingredientes típicos, como a geleia de Buriti que é igualmente deliciosa.

Caranguejada

Para o preparo de um dos meus pratos favoritos da culinária do Maranhão, a Caranguejada, os carangueijos são cozidos inteiros em uma mistura que envolve leite de coco, molho de tomate e temperos como o cheiro verde e a cebola, uma combinação curiosa que surpreende positivamente pelo sabor.

O prato pode ser encontrado em barracas que ficam no entorno de praias e eu indico demais que experimente, mesmo que seja uma reprodução feita aí na sua casa.

Torta maranhense

A receita deixada acima é com Camarão, mas a torta maranhense pode ser feita com outros recheios, como de Sururu e Carangueijo, por exemplo. Talvez você esteja pensando que não há nada demais para que uma torta se torne receita típica, mas de forma diferente a outras tortas, essa não leva farinha.

Possui ainda um preparo bem simples de poucas etapas e ingredientes, sendo preciso apenas de materiais facilmente encontrados em casa, como ovos, batatas e claro, o recheio.

Doce de Bacuri

O Bacuri é uma fruta comum da região Amazônica, mas também se faz presente no Maranhão, principalmente em forma de sucos, geleia e claro, a minha preferida, como doce. O sabor é bem diferente de outros normalmente conhecidos e nos entender o motivo de tanto sucesso no estado.

Arroz Maria Isabel

Famoso tanto no Maranhão quanto no Piauí, o Arroz Maria Isabel se assemelha ao preparo do arroz carreteiro, mas é incrementado com ingredientes já bem conhecidos e utilizados em ambos os estados, como a Carne do Sol e o Coentro, sabores que se combinam bem com a ideia original.