10 Comidas típicas de Pernambuco



Pernambuco é um rico estado nordestino, plural em cultura tanto a partir de aspectos musicais, arquitetônicos e claro, culinários. Abaixo, confira 10 receitas típicas do estado e se permita surpreender positivamente com elas:

Chambaril

Também chamado de Cozido, o Chambaril é um delicioso prato feito a partir do osso buco do boi, parte que é refogada em diversos temperos e pode ser cozida de forma simples e rápida através do auxílio da panela de pressão.

Geralmente ele é servido acompanhado de pirão, caldo e a tradicional farinha de mandioca, gerando uma mistura bem tradicional que vale a pena experimentar em visita ao estado, percebendo os típicos sabores pernambucanos na prática.

Bolo de Rolo

Uma opção tanto para sobremesa quanto para aquele lanchinho especial da tarde é o Bolo de rolo, uma receita muito popular em Pernambuco que por alguns turistas pode ser confundida com o rocambole mas, acredite, são bem diferentes.

O bolo de rolo possui uma massa bem fina, assim como suas camadas de goiabada que compõem o recheio e dão leveza a receita, além de um sabor delicioso e suave, o famoso doce na medida certa que agrada a grande parte das pessoas.

Dobradinha

As partes normalmente descartadas da carne do boi são muito bem aproveitadas na culinária pernambucana e um grande exemplo disso é a dobradinha. Nessa receita, são utilizados ingredientes como tripas, bucho e linguiças em conjunto com o feijão branco, sendo feitos em um mesmo preparo.

Normalmente o prato ainda ganha a presença da farinha de mandioca ao ser servido e eu confesso que fica ainda melhor com a companhia de um molho de pimenta, aguçando ainda mais o sabor da iguaria que é realmente deliciosa.

Arrumadinho de charque

A carne de charque faz parte de diversas comidas típicas de Pernambuco, sendo esse ingrediente o protagonista do Arrumadinho de charque. Também conhecida como carne seca, essa proteína é incrementada com feijão verde, salada vinagrete e farofa.

Essa opção é comum para almoços e encanta pela mescla de sabores dada através dos temperos utilizados, capazes de aguçar o sabor de cada ingrediente e os tornar ainda melhores.

Bolo Souza Leão

A família Souza Leão foi a responsável por tornar essa receita pública e assim popularizar o famoso bolo cremoso de mandioca por todo o estado, fazendo com que seja ainda um dos pratos preferidos de quem visita Pernambuco.

O doce ainda conta com uma deliciosa calda quente de açúcar, sendo preciso poucos e básicos ingredientes, o que faz com que a receita seja realmente muito realizada por moradores, além de estar disponível no cardápio de diversos restaurantes.

Sarapatel

Os ingredientes do Sarapatel são realmente peculiares, já que a receita conta com a presença de iguarias como sangue avinagrado e miúdos de porco que após devidamente cortadinhos são refogados em meio a um delicioso e também típico tempero.

Saber do que o prato é feito pode causar certo receio em grande parte das pessoas, mas com certeza o seu sabor surpreendente é capaz de acabar com qualquer tipo de visão negativa anterior, sendo o prato perfeito para apreciar com uma boa cachaça pernambucana.

Carne de sol com queijo coalho

O nome já diz tudo, esse prato é feito com base na carne do sol com queijo coalho e é perfeito tanto para petiscos quanto para refeições mais completas, agradando a grande maioria das pessoas e ainda unindo dois sabores tipicamente pernambucanos.

Para isso a carne deve ser assada e bem temperada, contando ainda com a presença de cebolas caso goste. Depois, finalize com uma fatia de queijo por cima da carne bem quente e então, bastará se deliciar.

Cartola

Apesar de tantos pratos incríveis, confesso que a minha receita típica preferida de Pernambuco é a Cartola, um doce simples mas que une sabores incríveis, aqueles que nunca imaginamos juntar e somos surpreendidos pelo resultado.

Para preparar a sobremesa, basta ter banana frita, queijo coalho e canela. A montagem fica linda e claro, ela pode ser encontrada em diversos restaurantes da região, sendo um dos pratos típicos mais consumidos no estado.

Cuscuz

O Cuscuz pode ser feito tanto com milho quanto com tapioca, sendo a receita ideal para acompanhar um cafézinho quente tanto pela manhã quanto pela noite, além de poder servir como acompanhamento para diversas refeições no dia a dia.

Vale frisar que em Pernambuco a receita é originalmente salgada, podendo ser consumida tanto pura quanto com manteiga ou leite de coco, além dos demais acompanhamentos como carne do sol e linguiças.

Buchada

Feita com o bucho, ou seja, o estômago do bode, a buchada causa certa estranheza em primeiro momento, mas logo esse sentimento dá lugar a vontade de comer o prato por mais vezes diante do seu delicioso misto de sabores, com um tempero sem igual.

A iguaria é uma das mais originais do estado e ganha o recheio das vísceras do bode. O caldo do cozimento também é aproveitado e dá origem a um pirão feito com farinha, um dos acompanhamentos da receita juntamente com arroz e verduras.