Pudim de Tambaqui



INGREDIENTES

1/2 xícara de maizena

4 colheres (sopa) de coentro picado

2 colheres (sopa) de extrato de tomate.

2 tomates grandes sem pele e sementes, picados

1 xícara de leite de coco

2 pimentas-de-cheiro picadas

2 cebolas grandes picadas

4 ramos de coentro

6 colheres (sopa) de suco de limão

4 ramos de salsa

4 claras em neve

700 gr de camarões pequenos, inteiros e limpos

2 colheres (sopa) de salsa picada

2 1/2 xícaras de leite

4 gemas ligeiramente batidas

1kg de postas de tambaqui (ou robalo)

6 colheres (sopa) de azeite de oliva

Sal a gosto

6 dentes de alho amassados

PORÇÕES

Serve 10 pessoas

TEMPO DE PREPARO

60 minutos

PASSO A PASSO

Numa vasilha, tempere as postas de peixe com metade do alho amassado, sal a gosto, 4 colheres (sopa) de suco de limão e deixe descansar por cerca de 20 minutos.

Numa panela, adicione o peixe, cubra com 3 xícaras de água, junte ramos de salsa e coentro, leve ao fogo médio, cozinhe até ficar macio, tire do fogo, escorra (reserve o caldo) desfie as postas e reserve.

Em outra panela, coloque 4 colheres de sopa de azeite de oliva, aqueça em fogo alto, junte o alho restante, metade da cebola, deixe dourar levemente, acrescente tomates picados, pimenta-de-cheiro, salsa, metade do coentro, sal a gosto, misture e refogue até os tomates ficarem macios.

Junte 1 1/2 xícara do caldo reservado, deixe ferver por cerca de 5 minutos, acrescente o peixe reservado, misture, cozinhe até obter um molho homogêneo e tire do fogo.

Dissolva a maizena no leite, coloque em uma panela, junte leite de coco, 4 gemas, leve ao fogo médio, cozinhe, mexendo sempre, até a mistura engrossar; tire do fogo, espere esfriar, acrescente as claras em neve e misture delicadamente.

Junte ao refogado de peixe e misture sem bater.

Pré-aqueça o forno em temperatura alta (220º C).

Unte uma forma de anel de 25 cm de diâmetro, coloque a mistura na forma, leve ao forno, asse por cerca de 30 minutos ou até o pudim dourar e ficar firme.
Molho de Camarão:

Tempere os camarões com suco de limão restante, sal a gosto e reserve.

Em uma panela, coloque azeite, cebola, coentro restantes, junte extrato de tomate, regue com 1 xícara de água, leve ao fogo alto, ferva até o molho ficar espesso, tire do fogo e bata no liquidificador até obter uma mistura homogênea.

Coloque na panela, junte os camarões reservados, leve novamente ao fogo, cozinhe até os camarões ficarem rosados e tire do fogo.

Desenforme o pudim em um prato de servir, deixe amornar, leve à mesa acompanhado do molho de camarão quente.