Comidas típicas da Espanha: Top 10!



A Espanha é um país muito plural do ponto de vista cultural, característica facilmente percebida em sua culinária. Sabendo disso, fizemos abaixo uma lista das comidas típicas da Espanha, confira:

Pulpo a la Gallega

Comum entre moradores e turistas, Pulpo a la Gallega se destaca como uma das principais comidas típicas da Espanha, sendo vendida nos mais diversos estabelecimentos, a exemplo das feiras de rua onde podemos fugir de rotinas estritamente turísticos para conhecer melhor o povo do país.

Ele é feito com o polvo, grande protagonista do prato que deve ser bem temperado, geralmente servido já cortado e na companhia de sal e um bom azeite.

Fabada Asturiana

A Fabada Asturiana leva esse nome por ser uma comida típica muito presente na região denominado de Astúrias, no noroeste da Espanha. Diante disso, se mostra também uma ótima possibilidade para nos aquecer em dias mais frios.

Na sua composição percebemos o uso do Feijão branco, temperos diversos e também da carne de porco, gerando um sabor bem tradicional e claro, muito gostoso.

Torrijas

Similar a Rabanada que é famosa em grande parte do Brasil, principalmente durante o Natal, as Torrijas correspondem a uma receita típica doce e de preparo simples, bastando poucos ingredientes, já que é feita basicamente com ovos e pães.

O resultado final acaba se tornando ainda melhor com o uso de canela e caldas utilizadas para finalizar a receita já no prato, contribuindo para que seja um dos principais doces do país.

Paella

Quem ama frutos do mar assim como eu, encontra na Espanha o lugar perfeito para visitar. Isso porque um dos principais pratos típicos do país é justamente a Paella, uma receita famosa que é formada basicamente por arroz e frutos do mar, sem deixar de lado os temperos.

A mistura conta com Camarão, Polvo, Lula e Mexilhão, um conjunto delicioso de sabores fortes e marcantes que acabam se complementando na prática, harmonizando sabores deliciosos.

Gazpacho

Muitos podem resumir esse prato a uma sopa de tomates, mas não é bem assim, já que seu sabor é constituído de forma muito mais complexa e se mostra capaz de nos surpreender positivamente em meio a junção de diversos deliciosos temperos.

No geral os seus ingredientes incluem, para além do tomate, linguiça, alho e pepino. Mas dependendo da região do país que seja o foco de sua visita, pode encontrar variações que também vale a pena experimentar.

Tortilla de Patata

Levar o sabor da Itália a nossa mesa nunca foi tão simples quanto com a Tortilla de Patata, uma das receitas mais clássicas da Espanha e ao mesmo tempo uma das que possuem preparo mais simples, fazendo com que esteja presente no dia a dia dos nativos no país.

Para a colocar em prática, vai precisar basicamente de ovos e batatas, ingredientes simples que pode até mesmo já ter aí em casa. Para além da massa, pode ir pensando também no recheio que oferece diversas possibilidades, sendo geralmente utilizado alimentos como a linguiça para o compor.

Crema Catalana

Um docinho sempre cai muito bem e nesse caso, um dos meus preferidos é a Crema Catalana, receita que nos remete ao crème brûlée francês encontrado na França, mas com o toque especial dos chefs espanhóis que fazem dessa um culinária surpreendente.

O doce também nos lembra um mingau mas ao contrário do que estamos acostumados a ver, é revestido por um açúcar caramelado que garante sabor e também crocância ao prato, uma experiência inegavelmente deliciosa.

Patatas Bravas

Os amantes de batata frita se sentirão em casa na Espanha, afinal, há diversas variações as envolvendo no país. Uma delas é justamente a que nomeamos de Patatas bravas, se tratando basicamente de batatas fritas incrementadas com temperos.

Alguns deles são pimentão e tomate, além de molho como acompanhamento e o toque especial de cada chefe. Elas são bem sequinhas e não nos lembram frituras tão pesadas, sendo opções deliciosas para um lanche nas ruas da Espanha.

Croquetas

Para quem ama fritura, com certeza precisa experimentar as Croquetas. Esses são bolinhos típicos da Espanha, com massa feita a base de farinha e recheios diversos, apesar de sempre haver queijo e presunto em sua composição.

Seu resultado final é obtido após empanar e fritar, se assemelhando com o croquete que conhecemos aqui no Brasil e, assim como o espanhol, serve como uma ótima opção de aperitivo.

Leche frita

Fritar leite pode soar um tanto quanto estranho mas é justamente essa a receita de La leche frita, uma sobremesa deliciosa e de preparo simples que faz parte do dia a dia dos espanhóis, podendo ser facilmente reproduzida aqui mesmo, no Brasil.

Isso porque o doce demanda poucos ingredientes, como Leite, farinha, açúcar e certa paciência para mexer até que vire uma massa e possa ser frita. O resultado é delicioso e com certeza vale a pena experimentar.