Comida típica Italiana: 10 Opções



Quando falamos em comida típica italiana, logo pensamos em massas mas as opções incluem também outros ingredientes bem diversos. Confira 10 receitas abaixo para conhecer, se inspirar e reproduzir!

Polpetone

Para fugir completamente do óbvio, esse post não começa com uma massa, mas sim com o Polpetone, uma espécie de bolo feito à base de carne moída e com a presença de um recheio, que pode ser dos mais variados possíveis, para te permitir inovar nesse sentido.

O prato é servido em grande parte dos restaurantes italianos e podem ter molhos como acompanhamento, ou apenas servido frito de forma similar às almôndegas que já conhecemos bem por aqui.

Lasanha

Muito popularizada aqui no Brasil e estando entre os pratos preferidos de muitos brasileiros, a Lasanha é uma herança italiana feita com massa e também precisando de um molho especial para ser complementada.

Tradicionalmente esse molho é de carne moída, mas há diversas outras possibilidades, como o de Frango ou até mesmo opções veganas, se tornando assim uma receita bem democrática, além de deliciosa.

Espaguete

O Espaguete é um verdadeiro clássico quanto pensamos em comidas típicas italianas. Algo muito comum por lá e que não costumamos fazer por aqui, é confeccionar a massa de forma artesanal, realizando todo o processo em casa e contribuindo para que o prato tenha um sabor ainda mais singular.

Geralmente é servido em companhia do Ragú para que se torne uma refeição completa, sendo esse molho vermelho com carne moída um outro elemento igualmente delicioso.

Tiramisù

Agora vamos dar uma pausa nessas possibilidades para refeições, pois quero te falar sobre o Tiramisù, uma saborosa sobremesa feita com uma base de chocolate, café e biscoito, além do creme de mascarpone que dá um toque todo especial a receita.

A mistura entre o queijo e elementos doces dão ao Tiramisù um sabor bem diferente, que em primeiro momento pode parecer exótico mas logo em seguida já nos apaixona. Com certeza vale a pena experimentar!

Pizza

A Pizza é outra receita clássica que com certeza você já experimentou, feita com uma massa geralmente fina e recheios que são muito variadas, sendo possível encontrar aqui no Brasil desde os salgados até os doces, mas na Itália a doce pode soar até ofensiva.

Aliás, essa não é uma receita apenas com lado turístico, já que faz parte do dia a dia do país, sendo facilmente encontrada para venda. Um detalhe é que lá eles comem muita pizza, então o que seria para uma pessoa, facilmente pode servir a dois.

Ravioli

O Ravioli é um outro tipo de massa, para você perceber como elas realmente são tradicionais dentre os italianos. Nesse caso em específico, se trata de mini pasteis que são recheados, geralmente com carne.

E claro, essa massa também é produzida por lá de modo caseiro, sendo preciso basicamente farinha de trigo e ovo para a produzir, garantindo aquele sabor caseiro que eu amo experimentar!

Risoto

O Risoto é o famoso prato feito com arroz, mas não aqueles que estamos acostumados, pois usando um próprio para a receita ela poderá apresentar uma característica mais cremosa, marcante para esse prato.

Há diversas formas de fazer um, mas entre as mais famosas está o risoto com açafrão, um tempero capaz de aguçar o sabor da comida além de dar a ela uma aparência amarelada que se tornou bem marcante.

Arancini

Aliás, com as sobras do arroz usado no risoto, é possível fazer uma outra receita bem típica: O Arancini. Se trata de um bolinho de arroz recheado com carne e queijo, para que posteriormente seja empanado e também frito.

Funciona bem como um petisco e pode acompanhar um vinho ou apenas fazer parte de um lanche comum, tendo diversas possibilidades e combinando bem com todas elas.

Cannolo

Voltando aos doces, quero te falar agora sobre o Cannolo, uma sobremesa com aparência similar a de um canudo que possui massa crocante e um recheio doce, podendo ser confeitado com doces de chocolate, confetes, cerejas e pistache.

O resultado é uma aparência muito bonita e um sabor bem interessante, sendo até simples de reproduzir em casa para surpreender a todos com um doce toque da Itália em sua mesa.O

Ossobuco

E não apenas de ingredientes refinados é feita a culinária italiana, exemplo disso é o Ossobuco, corte correspondente ao músculo da perna traseira do boi, uma parte que acaba não sendo muito utilizada mas é amada pelos italianos.

Essa carne é cozida e se assemelha a carne de panela, sendo uma receita prática e de ótima relação entre custo e benefício, podendo ser reproduzida aqui mesmo no Brasil sem precisar gastar muito para isso.