10 Comidas típicas do Chile



O Chile é marcado por suas belezas naturais, arquitetura e aspectos culturais imateriais e materiais, sendo possível citar como exemplo deles a sua culinária. Por isso, confira abaixo exemplos de comidas típicas do Chile:

Lomo a lo Pobre

O Lomo a lo Pobre corresponde a uma receita simples e simultaneamente muito tradicional, tendo como sua base ingredientes simples como lombos, ovos fritos e batatas igualmente fritas, uma receita que de certa forma, poderia fazer parte até mesmo da culinária brasileira.

O interessante é que essa não é uma receita voltada aos turistas, sendo amplamente conhecida pelos locais que fazem desse prato simples uma refeição completa em muitos casos, valendo a pena pelos seus nutrientes e claro, pelo sabor.

Pastel de Choclo

Muito distante do que se pode pensar ao ouvir seu nome, o Pastel de Choclo é um bolo de milho salgado, uma herança gastronômica dos indígenas que por muito tempo povoaram essa região e construiu receitas utilizadas ingredientes simples que unidos formam um resultado surpreendente, como o dessa receita.

Completo

O nome completo não é por acaso, já que nessa receita não faltam ingredientes a serem inseridos, como a salsicha, pão, tomate, chucrute, maionese e até mesmo o purê de abacate, além de outros elementos que podem passar a ser inseridos.

Assim, podemos considerar esse o cachorro quente chileno, uma versão de lanche facilmente encontrada nas ruas de Santiago mas também de outras cidades no interior do país, chamando atenção pelo sabor de cada ingrediente que se complementa bem.

Carbonada

A carne vermelha é um alimento muito consumido pelos chilenos, sendo ela a principal protagonista da Carbonada, que em nada se liga a Carbonara, aquele clássico prato de massa italiano no qual você pode ter pensado ao ver esse nome.

A Carbonada é um tipo de ensopado muito tradicional, geralmente acompanhado de batatas fritas e sendo bem temperado para que não falte sabor na receita, algo pelo que os chilenos prezam muito.

Ceviche

Popular não apenas no Chile mas como em muitos outros países também, o Ceviche está dentre os pratos que não podem deixar de serem apreciados em caso de visita ao país, sendo encontrado facilmente nos mais diversos restaurantes.

Para que seja feito, é preciso o ingrediente principal, o Peixe cru que deve passar por diversas etapas até que chegue a mesa, como ser marinado e ganhar outros frutos do mar para a complementação do seu sabor.

Sopaipilla passada

Mas após tantas refeições completas, é claro que você vai querer também uma sobremesa típica para finalizar o menu, não é mesmo? Nesse caso, uma das minhas opções preferidas com certeza é a Sopaipilla passada, de sabor sem igual a qualquer outro já experimentado.

Ela é feita com uma massa que tem como base o pão e deve ser frita, sendo finalizada com cobertura de especiarias e também rapadura, um doce delicado e acima de tudo muito delicioso.

Caldillo de Congrio

O Caldillo de Congrio é outro prato típico que faz protagonizar um fruto do mar, mas dessa vez não estamos nos referindo a peixes, por exemplo, mas sim a enguia do mar que pode ser comumente encontrada nos mares do Chile.

Para que seu sabor seja completo, não faltam temperos em seu preparo. Dentre eles estão alguns que nós brasileiros já costumamos amar, como o coentro, cebola e o alho, além da pimenta, mas nesse caso é utilizada a chilena.

Torta mil hojas

A Torta mil hojas, que poderia ser traduzida como torta mil camadas no Brasil, é uma receita que pode funcionar bem tanto como sobremesa quanto como lanche, possuindo diversas camadas que fazem com que ela nos alimente bem, além de satisfazer pelo sabor delicioso.

Empanadas

Populares em outros países como a Argentina, as Empanadas são também muito famosas no Chile. São similares ao pastel, mas a massa é tradicionalmente feita de modo artesanal com purê de mandioca ou farinha de trigo, mas confesso que prefiro a primeira opção.

Elas são fritas e podem ganhar diversos recheios diferentes, mas o principal deles é o de carne moída, juntamente com ovos cozidos, uvas passas e azeitonas, uma combinação que pode parecer estranha, mas agrada ao paladar.

Chupe

Outro ensopado famoso nessa região é chamado de Chupe, um prato feito a base de carne vermelha, juntamente com outras carnes animais, como o frango, tripas de cordeiro e frutos do mar diversos, como moluscos e peixes.

De forma surpreendente a receita ganha um aspecto cremoso por conta da incorporação do leite que também é feita, dando um toque todo especial que encanta ao paladar.