Comida típica do Norte: 10 Receitas para reproduzir



O Norte é uma região bastante singular do nosso país, marcado por paisagens lindas e também por um culinária bastante diferente do resto do país. Abaixo, confira algumas dessas receitas e se inspire para as reproduzir aí de casa!

Maniçoba

Também conhecida pelo nome de Feijoada paraense, a Maniçoba tem sua base feita a partir das folhas de mandioca, um alimento que pode ser altamente venenoso ao organismo se não for feito da maneira correta.

Por isso, ela passa pelo cozimento durante cerca de três dias até que possa ser consumida, sendo ainda incrementada com carnes de boi e porco, o que dá ao prato ainda mais sabor quando colocado no prato, geralmente em companhia de arroz e farinha.

Pato no tucupi

Esse prato é feito com base no líquido extraído da mandioca, o tucupi, que juntamente com o pato, seu outro ingrediente principal, formam um prato bem tradicional no Norte do país, marcado por ser exótico e também delicioso.

Para ele, o pato deve ser assado e dividido para o melhor aproveitamento da sua carne. Dessa maneira, inclusive, o seu sabor pode ser melhor aliado com o caldo proveniente do tucupi, harmonizando os sabores.

Mujica de peixe

Mujica de peixe, ou Mojica como também é chamado, é uma receita na qual se reaproveita o Tambaqui de um dia anterior, o renovando em uma receita diferente e igualmente saborosa que ao mesmo tempo em que agrada o paladar, evita desperdícios.

Para a receita, o peixe é desfiado e novos temperos são incluídos em seu preparo, como a pimenta que é indispensável. E claro, para finalizar, a farinha branca que não pode faltar em grande parte da culinária do Norte!

Tacacá

O Camarão é um ingrediente utilizado em muitas receitas do Norte e juntamente com ervas locais como o jambu, ele passa a gerar a receita chamada de Tacacá, uma das mais tradicionais e procuradas da região.

Esse prato é especificamente característico do estado do Pará e por lá, pode ser encontrado em diversos restaurantes renomados.

Açaí

Apesar de já ser bem conhecido por todo o país, no Norte o Açaí tem um gosto singular e muito mais próximo do natural, não sendo consumidos com doces mas sim em companhia da farinha de tapioca e peixes.

Assim, se torna parte central de diversas refeições. É preciso dizer que o seu sabor acentuado pode causar um certo impacto no organismo de quem não está acostumado com o sabor, mas com certeza a reação ao experimentar será uma curiosa surpresa.

Damurida

Assim como outras já trazidas aqui, essa receita é uma grande herança indígena que atualmente já é conhecida de forma externa comunidade. Ela é feita com carne ou peixe assado, goma de tapioca e uma diversidade de pimentas para compor o seu sabor.

Para equilibrar o seu forte sabor, geralmente é servido juntamente com pirão de tapioca e arroz, podendo incluir farinha caso deseje. Com certeza vale a pena experimentar e ter essa experiência tão calorosa do Norte!

Gurijuba

Gurijuba é o nome de um peixe e com ele, diversas receitas podem ser feitas, como a moqueca e o ensopado, por exemplo. Geralmente acompanhado da tradicional farinha de mandioca, o Peixe possui um sabor singular e pode ser encontro principalmente no Amapá, mas também em outros estados como o Pará.

Sua cabeça é grande e achatada, sendo uma boa opção para quem gosta de consumir essa parte do peixe. Além disso, o sabor é marcante como tudo que vem do Norte!

Caruru paraense

Apesar de similar ao encontrado na Bahia, o Caruru paraense possui o seu toque diferencial por meio dos temperos típicos do Norte, como o Jambu, dando um sabor diferente ao prato que se mostra delicioso em ambas as regiões.

Além disso, o prato a base de quiabo também pode ser engrossado com farinha de mandioca, formando um creme mais concentrado que o caldo mais fino encontrado para essa receita na versão baiana.

Caldeirada

Essa é uma outra receita com a presença do Peixe, nessa receita ele é cozido em postas e enriquecido pela presença do tucupi e muitos temperos, além de ovos e azeite para complementar o sabor original da mesma.

É possível que seja feita com diversos peixes diferentes, o principal será usar e abusar do cheiro verde, alho, cebola e pimentões de diversas cores distintas.

Bolo de macaxeira

Por fim, uma receita para experimentar após todas as anteriores, podendo servir tanto de sobremesa quanto de lanche da tarde ou até mesmo café da manhã. O bolo de macaxeira é feito com poucos e simples ingredientes, como a própria macaxeira, ovos, açúcar, manteiga e leite de coco.

Como diferencial, pode ganhar a presença de coco ralado para acentuar o sabor. De toda maneira, é uma receita deliciosa que pode ser feita por você mesmo que não more nessa região, já que não é tão complicado encontrar os ingredientes necessários.